domingo, 29 de dezembro de 2013

Doçaria!

 O arroz doce foi da receita do livro base da Bimby
Este bolo rainha já o fiz o ano passado e este ano repeti. Fica maravilhoso. Mas na confusão do natal deixei cair algo para cima da receita e onde tinha a origem da receita foi-se...já procurei nos blogs que costumo ir mas nada...não consegui desvendar... (a foto da receita o bolo está com um laço vermelho) Se alguém souber para colocar os devidos critérios...desculpem esta falta.
Mas é delicioso!
Ingr:

130ml de leite
1 c sopa de açúcar
1 c sopa de mel...
2 ovos
canela q.b
raspa e sumo de 1/2 laranja
raspa e sumo de 1/2 limão
500gr de farinha p/ pão brioche

Bebidas:
10ml de moscatel
10ml de vinho do porto
10 ml de aguardente

Recheio:
300gr de frutos secos

Decoração
1 ovo batido
frutos secos
mel


Deitar os frutos secos do recheio no copo e dar um golpe de Turbo. Reservar.
Deitar no copo (sem lavar), o leite e programar 2 min. Varoma vel. 1. Deitar os restantes ingredientes pela ordem descrita e envolver tudo 30 seg. vel. 6. Juntar as bebidas, os frutos secos e programar mais 30 seg. vel. 6. Amassar 4 min. vel. .
Retirar a massa para um alguidar polvilhado com farinha e deixar levedar em lugar quente cerca de 45 a 60 m ou fazer uma só bola (para 1 bolo de 1300 +-). Fazer um buraco no meio da bola, formando uma coroa. Pincelar o bolo com o ovo e deixar levedar mais uns 30 min. Passado este tempo, voltar a pincelar com ovo e decorar com os frutos secos inteiros. levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 min. Depois de cozido pincelar com o mel para dar brilho.
Estes foram sem duvida os sonhas que melhor se comeram aqui em casa. Ficam super leves e claro também da amiga Luísa! Aqui a receita http://www.luisaalexandra.com/search/label/Natal%20%E2%80%A2%20Fritos%20Tradicionais
Pois é A Luísa volta à Baila e aqui fica o tronco delicioso! Obrigada Luísa por todas as partilhas deliciosas! A receita :http://www.luisaalexandra.com/2007/12/tronco-de-natal-de-caf-com-recheio-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário